Como tem sido sua atuação diária lidando com privacidade e proteção de dados pessoais? No desenvolvimento de nossos projetos, também enfrentamos algumas dificuldades com nossos clientes.  

Contudo, para garantir a eficiência e qualidade na entrega dos serviços, buscamos o aperfeiçoamento contínuo e as melhores práticas e estratégias de mercado.  

Se você trabalha com privacidade e proteção de dados pessoais, certamente já passou com alguns desses 4 problemas.  

  1. Dificuldade em demonstrar a importância da LGPD e os valores que ela pode agregar ao negócio.  

Ao levantar o assunto “LGPD” nas empresas, surgem os questionamentos e afirmações: “Mas como isso ajudará meu negócio?”, “Não posso mais trabalhar com dados pessoais?” “A lei veio prejudicar nossas atividades”, “A LGPD não beneficia as empresas”.  

Desta forma, para superar a dificuldade de que a LGPD vai atrapalhar a empresa e dificultar os processos, é importante que, antes de propor qualquer medida de adequação, sejam desenvolvidas ações conscientizadoras com os colaboradores, parceiros e diretoria, demonstrando a importância do assunto e dos valores que serão agregados à organização.  

Partindo deste ponto, você iniciará uma cultura de privacidade na empresa e terá mais facilidade em realizar mudanças necessárias, quando for o momento certo.  

  1. Multidisciplinaridade e eficiência 

Seja um DPO ou não, o profissional atuante em privacidade e proteção de dados deve reunir diversas capacidades. Ele precisa ter conhecimento em Segurança da Informação e Tecnologia, conhecer a Lei e seus principais aspectos, além de entender sobre a atividade de negócio da empresa em que está atuando.  

Contudo, nem sempre a multidisciplinariedade vai garantir uma entrega eficiente e de qualidade. Desta forma, é importante contar com o apoio de especialistas da área técnica e jurídica para determinadas atividades.  

Caso sua empresa não disponha dessa equipe, é um bom momento para procurar o apoio de uma consultoria externa que forneça essas capacidades.  

  1. Relacionamento com as áreas internas da empresa 

Para o desenvolvimento de determinadas atividades, é ideal que o profissional de proteção de dados tenha um relacionamento com as áreas internas da empresa. Contudo, nem sempre é fácil conseguir uma agenda para discutir sobre privacidade.  

Para solucionar este problema, é recomendável que haja uma conscientização prévia e treinamentos específicos com as áreas da empresa sobre o tema e sobre o trabalho que será desenvolvido.  

Após a realização da conscientização e dos treinamentos, certamente você terá mais facilidade em comunicar com as áreas da organização, propondo as medidas de adequação necessárias.  

  1. Conseguir equilibrar a conformidade com a perenidade do negócio 

Outro ponto de muita dificuldade para os profissionais do âmbito de privacidade e proteção de dados pessoais é buscar a conformidade da organização, sem interferir na perenidade do negócio.  

Para enfrentar este problema, é importante demonstrar à diretoria de sua organização os valores que a privacidade e proteção de dados vão agregar ao negócio.  

Ademais, é dever do profissional de privacidade buscar as melhores estratégias considerando a atividade de negócio da empresa. Dedique seu tempo em estudos, atualizações sobre o mercado e melhores soluções para as necessidades de sua organização.  

Com isso, ficará mais fácil achar o ponto de equilíbrio entre a conformidade e a perenidade do negócio.  

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