Cases - Drogaria Araujo

Cases - Drogaria Araujo

Drogaria Araujo

Com uma história centenária em Belo Horizonte e diversas cidades do interior de Minas Gerais, a Drogaria Araujo destaca-se por sua inovação e variedade de produtos de saúde, bem-estar e conveniência. Reconhecida como pioneira em serviços como plantão 24 horas, telemarketing, drogaria Drive-Thru e o conceito drugstore, a empresa lidera a mente dos mineiros e conquistou prêmios, incluindo o Top Of Mind. Com uma gestão moderna, valores sólidos e compromisso com colaboradores e clientes, a Araujo construiu um legado de valor ao longo de seus 100 anos. Fundada em 1906 por Modesto Carvalho de Araujo, a marca não é apenas uma empresa, mas um patrimônio de Belo Horizonte.

Problemas e Desafios:

line-blue

Antes da parceria com a Shield, a Drogaria Araujo enfrentava diversos desafios tecnológicos, principalmente relacionados à maturidade da Segurança da Informação. Segundo Daniel Moreira, a Shield desempenhou um papel crucial em todo o aprimoramento do cenário de Segurança da Informação desde o início da jornada de evolução.

“Não me refiro apenas à cibersegurança, mas também às soluções tecnológicas, de forma mais ampla, à governança. A Shield sempre nos apoiou e esteve presente, diria que realmente representa o que é um parceiro de negócios que está próximo, que faz parte de nossa equipe, se preocupa e está conosco no dia a dia.”

Início da Parceria:

line-blue

A Shield, com o respaldo do CEO Vitor Villani, tornou-se conhecida pelos gestores de segurança e privacidade da Drogaria Araujo por meio de sua atuação destacada em outros clientes no mercado. A reputação da Shield é marcada por ser um parceiro próximo, reconhecido por estar sempre disponível para oferecer apoio de maneira diferenciada.

“O time da Shield nunca se aproximou de nós com uma abordagem de vendas, com a mentalidade de apenas vender uma solução, mas sim com a vontade de entender sobre o nosso negócio, conhecer os desafios e compartilhar as preocupações com o objetivo de solucionar primeiro as nossas necessidades. Vou fazer uma analogia com a Drogaria Araujo: a Shield atua como nossa “central farmacêutica”, buscando compreender os problemas e desafios para trabalharmos juntos na busca de soluções.” – afirma Daniel.

Daniel

Fatores para Escolha da Shield como Parceiro:

line-blue

Segundo o Head de Segurança da Informação da Drogaria Araujo, a seleção de parceiros, especialmente na área de segurança da informação, é uma decisão crucial, comparável a um casamento. A importância recai sobre quem estará ao seu lado nos momentos mais desafiadores. Ao escolher um parceiro em segurança da informação, a avaliação desse aspecto é fundamental.

depoimentos

“A pergunta que fica é: quem eu gostaria de ter ao meu lado caso surja algum problema ou incidente, ou quando eu esteja passando por um período difícil? É importante ter um parceiro em quem se possa confiar.

A Shield, por sua vez, transmite essa confiança. Além disso, possuem uma equipe técnica altamente qualificada composta por profissionais competentes e reconhecidos pelo mercado, isso fortalece nossa segurança e confiança.

É crucial escolher um parceiro que não só esteja presente nas rotinas e tarefas diárias, mas que também esteja ao nosso lado nos momentos difíceis que, eventualmente, possam surgir”.

A visão da Drogaria Araujo sobre a parceria:

line-blue

“Acredito que o ponto forte da Shield seja sua capacidade de estabelecer parcerias sólidas, algo que está profundamente enraizado em sua cultura, todos os técnicos e demais colaboradores transmitem essa mentalidade. Eles realmente se aproximam, agindo como se fossem parte integrante de nossa equipe” – afirmou Daniel Moreira, que também contemplou:

“Em qualquer projeto é fundamental vestir a camisa da empresa em que estamos atuando, e a Shield faz isso de maneira excepcional. Ela se envolve profundamente e se sente corresponsável pelo sucesso do projeto nos motivando constantemente, o que é algo notável.

Em muitas empresas, é comum que os parceiros simplesmente cumpram o contrato e não se envolvam verdadeiramente. A diferença da Shield é que eles se importam com o processo e desejam entregar um trabalho de qualidade. A Shield quer fazer parte e garantir satisfação, e estão dispostos a desafiar, impulsionar e cobrar de forma justa e ética. Essa postura é algo que valorizamos muito, é por isso que temos inúmeros projetos com a Shield.

Como uma empresa de varejo farmacêutico, nossa missão é estar ao lado do cliente, cuidar dele e satisfazer suas necessidades. Quando nos tornamos clientes, esperamos o mesmo tratamento, uma empresa que esteja ao nosso lado, formando uma equipe. A Shield sempre foi uma grande parceira em todos os nossos projetos.”

Soluções:

line-blue

A confiança consolidada com a Drogaria Araujo permite à Shield estar lado a lado em sua jornada de aprimoramento da maturidade da segurança. Diversos projetos já foram concluídos, destacando os principais:

1

Gestão de Endpoints:

O primeiro projeto, bem-sucedido, visou aprimorar a visibilidade e gestão de ativos, desempenhando um papel fundamental no acesso remoto, essencial para a Drogaria Araujo.

2

Gestão de Vulnerabilidades:

Reconhecido como Case de Sucesso, este projeto buscou desenvolver o processo de gestão de vulnerabilidades, permitindo integração ao gerenciamento de risco corporativo.

3

Privacidade:

Projeto de grande importância relacionado à privacidade de dados. Considerado uma história de sucesso com renovações contínuas.

4

Segurança de Endpoint:

Recurso de proteção aplicado para detectar e remover malware dos dispositivos de endpoint e sistemas operacionais, com segurança proativa para facilitar a navegação segura na Web, além de criptografia de e-mail e de disco para proteção contra exfiltração de dados.

5

Outsouring/Serviços Profissionais:

Atuação de recursos profissionais dedicados fazendo uma integração ao processo de gerenciamento de vulnerabilidades, riscos corporativos e gerenciamento de endpoints, incluindo aplicação de patches de segurança.

6

Conscientização em SI:

A Araujo recebe contínuos reconhecimentos por seus esforços para a conscientização dos colaboradores sobre Segurança da Informação. A utilização de uma plataforma de treinamentos e gameficação se tornou um grande sucesso e importante aliado das áreas de Segurança e Privacidade.

A Drogaria Araujo adota uma abordagem centrada em resultados, visando atender às necessidades dos clientes com ênfase na segurança dos dados. Reconhecida por sua abordagem detalhada em projetos, a empresa estabelece metas e indicadores precisos para garantir eficácia e otimização de recursos.

Essa abordagem requer visibilidade e acompanhamento rigoroso de indicadores, facilitados pela implementação dos serviços e soluções tecnológicas da Shield, em sintonia com as metas e objetivos da empresa.

Alguns dos resultados significativos incluem:

line-blue

“Podemos citar diversos sucessos, como o Projeto de Gestão de Ativos, que transformou completamente a forma como gerenciamos os ativos da Drogaria Araujo. Isso não é tarefa simples, considerando que temos mais de 10.000 colaboradores e mais de 300 lojas por Minas Gerais. Conectar e gerenciar todos esses ativos de forma eficaz é um grande desafio.

O projeto de Gestão de Vulnerabilidades foi igualmente bem-sucedido, resultando em uma redução significativa de vulnerabilidades. Mantemos um processo de melhoria contínua, avaliando metas e indicadores a cada semestre para garantir nossos objetivos. Conseguimos uma redução significativa, especialmente em relação às de maior impacto, graças a um esforço conjunto de correção.

Tudo isso, possibilitou que todos os projetos estejam alinhados com os riscos de negócios, garantindo que o investimento em segurança da informação esteja relacionado com a estratégia. Isso permite que a direção avalie se faz sentido, assegurando um direcionamento eficaz do investimento.”

A continuidade da parceria:

line-blue

Daniel Moreira destaca que situações críticas podem ter um impacto significativo, ressaltando a importância da confiança em um parceiro durante incidentes ou problemas críticos. Aqueles que já lidaram com incidentes de segurança compreendem a importância de contar com um parceiro que valorize o aspecto humano, indo além do aspecto financeiro, e que demonstre uma preocupação genuína.

E enfatiza: “sem dúvidas, em futuras demandas, consideraremos a Shield. O primeiro aspecto que avaliamos ao buscar um parceiro é a parceria em si. Analisamos como nos trata e, mais uma vez, sendo repetitivo, comparando com a Araujo, valorizamos o cuidado com as pessoas. Ao buscar um novo parceiro, perguntamos: esse parceiro é competente? É certificado? É reconhecido? E, fundamentalmente, ele se preocupa com as pessoas? Ele abraça nossa missão, veste nossa camisa e se importa conosco? Cada vez que procuramos um parceiro, esses critérios são essenciais, e a Shield atende a todos eles, o que justifica nosso longo relacionamento. Portanto, em todas as soluções e iniciativas, a Shield continua sendo um dos principais parceiros que buscamos ouvir.”